quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O mais novo livro: FAZ DE CONTA



Um Infanto-juvenil com personagens clowns que percorrem o mundo da imaginação criativa, encontrando personagens que os ensinarão a conseguir pegar um jeito mais interessante de contar histórias. A história dentro da história é o que o autor quer passar nas aventuras contadas aqui, procura mostrar as dimensões com os materiais e recursos buscados e pesquisados em cima das questões cênicas. Todos poderão se identificar com o universo apresentado aqui, pois é o mundo dos sonhos, onde todos sonham, mesmo que se esqueçam em seu dia-a-dia. Aventuras aqui apresentadas tem o objetivo e enriquecer o perfil do espectador e mostrar um mundo da imaginação mais tátil e mais cheio de criatividades. Para todas as idades, principalmente aos que entendem isso desde muito tempo atrás, e estamos sempre abertos a inserir histórias aqui para mostrar que o tempo é infinito em possibilidades.


http://www.clubedeautores.com.br/book/117771--FAZ_DE_CONTA


Compre aqui o livro 'FAZ DE CONTA'

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O DONO DA VIDA





"- Oi, estrela. Lembra desse momento? Faremos agora uma bela viagem. Pois é, esteja onde estiveres e sejas quem sejas no grau de responsabilidade em que te situas, recebes isto como uma mensagem de outro eu, aí vai de presente algo muito importante para as nossas vidas, para que fique sempre no pensamento. E mesmo que esteja distante, perto ou dentro de mim, esse pensamento sempre ocorra. Esteja com ele em qualquer circunstância, em qualquer lugar... Agora, quero deixar registrado, eis o motivo desta, que são às minhas maiores e melhores intenções boas a respeito da nossa história, que é muito linda e merece um registro deste topo. Por isso, com a utilização deste programa eu faço uma modelagem com imagem que agora vai exclusivamente pra você, com todo amor. Muita luz pra você e não esqueça: EU TE AMO."

livro: O DONO DA VIDA 
           de Berto Matys




Compre aqui o livro 'O dono da vida'

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

FEIRART.COM


BERTO MATYS

APRESENTA:





CENTRO ARTÍSTICO DE CULTURA




CAC – Será construído mesmo e ficará bem mais elaborado e desenvolvido quando estiver sendo realizado, um projeto que procura viver somente das suas próprias criações, que são vários meios de comunicação, se desenvolve, com oficinas de novelas, cinema, tudo que atores precisam para realizar seus trabalhos, e apresentam suas criações no espaço. Fisicamente será um Shopping de arte, com várias lojas com vendas exclusivas artísticas e bem voltadas ao espectador artista que poderá trabalhar também e ser reconhecido com seu trabalho desenvolvido a partir das oficinas de criação. Vamos agora mostrar um trecho de uma pequena oficina de atores.

A FEIRART.COM

Espécie de sala de apresentações e espécie de blog, onde as pessoas vão, trabalham, se divertem e se inscrevem e participam em diversos jogos que poderão mudar de vez a sua vida de repente, lhe transforma no grande artista que precisas ser, com todos os méritos precisos.
Aqui vou começar me apresentando, sou o Berto Matys, e estou agora com esse programa de atividades básicas e atualizadas voltadas a artistas em todas áreas, que poderão expor seus trabalhos, trocar, vender e apenas expor. Vai estar logicamente mais voltada ao teatro, que é a mais simples das artes no sentido de realização, e contêm possibilidades infinitas de fazer vários personagens, inclusive à de fazer nós próprios. Todos nós estamos o tempo inteiro atuando, contando histórias, contando mentiras, vivendo ilusões, infinitas coisas que desfilam para nós mesmos a fim de se ter uma boa direção.
Dirigindo estes espaços eu estou aqui pra mais uma vez convidá-los a participar da Primeira FEIRART, patrocinada exclusivamente pela BERTO MATYS.
Então, aqui criaremos uma feira de artes e artesanatos, com teatro em todas as coisas justamente pra oferecer o bom atendimento aos outros artistas e também aos espectadores. Serão barracas com apresentações culturais, com apresentações seqüenciadas e assim o público percorre todos os espaços  pra consumir e participar diretamente. Não será permitido em nenhuma instância o uso de bebidas, drogas e outros meios que alterem a consciência. Tudo pela pureza do espaço onde estamos.

São livrarias , lojas de figurinos, maquilagens, artesanato, cenários, filmagens, com apresentações e lançamentos de livros, são apresentações de teatro de sombras, bonecos, fantoches, máscaras, mamulengos, teatro, luzes, etc.


...A trama escolhida começa a ser elaborada pela equipe de roteiristas que, em pesquisa junto ao público que também poderá dar a sua opinião e roteirização, propondo até um concurso para futuros roteiristas, definirá o perfil dos participantes e também dos personagens, através de testes e pesquisas. As gravações começam de imediato, atores passam a receber seus scripts e vão estudando, elaborando as personagens e gravando os capítulos, enquanto que o público acompanhará os melhores momentos do processo de produção e criação de uma novela. Toda a trama será elaborada essencialmente a partir da opinião do espectador com a supervisão geral de um autor de novelas. 
A partir de uma central exclusiva de atendimento, a equipe de escritores e roteiristas. Recolhem e agilizam a opinião do público, e a partir daí, elaboram e desenvolvem o enredo, passando o material pronto aos outros departamentos para a realização da série.
Os episódios da novela, exibidos duas vezes por semana (quartas e sábados), terão três seqüências para o encerramento de cada capítulo. No dia da exibição o público elegerá o melhor destino para dar continuidade da trama. Nessa votação, o jogo pode mudar e o participante poderá perder ou crescer com a personagem dentro da trama conforme a opinião e votação do espectador. Aos sábados serão exibidos capítulos especiais do programa, resumos dos fatos da semana e mais uma edição da trama com os três destinos a serem analisados e votados pelos espectadores.  Nesse dia, uma apresentadora mostrará fatos e curiosidades sobre o evento e ainda entrevistará os participantes excluídos do jogo.
No decorrer da semana serão exibidos detalhes em pequenas edições, dos ocorridos diários, sendo que às quartas, será acrescentada a exibição de mais um episódio da novela, com os três finais de capítulo para o público votar. Cada participante eliminado do jogo terá a sua história mostrada, seus trabalhos realizados e a opinião de artistas, parentes e amigos. Se o jogador eliminado estiver na trama da novela, poderá morrer inesperadamente ou continuar com imagens gravadas até o momento da saída daquele personagem. O destino dessa personagem vai acontecer conforme o público e a equipe de redatores forem elaborando. Se o personagem for muito importante e agrade ao público, o participante terá vantagens, e participações exclusivas como convidado, a serem estipulados pela produção. Nesse caso pode até estudar-se uma repescagem, onde poderá vir resolver uma trama no final, concorrendo a o personagem principal da novela e aos outros protagonistas que dependerá da classificação.
Para vencedor final, será escolhido o participante que tiver atingido a maior quantidade de pontos durante todo o percurso, e somado ao maior número de votos pelo público, e que também tenha realizado uma boa performance perante aos desafios, cumprindo com fidelidade as regras de participação no jogo.
CONSIDERAÇÕES GERAIS - O público será o principal alvo. Terá uma participação toda especial, onde até poderá ser um dos autores das tramas, de onde poderá se descobrir altíssimos autores, criadores, diretores e poderá participar opinando e votando no destino dos candidatos. Poderão acompanhar os bastidores dos artistas, bem como concorrer a prêmios promocionais estipulados pela produção.
O espectador terá oportunidade de conhecer os mecanismos de uma produção de TV, de ver um artista de televisão exercendo o seu ofício, desmistificando e revelando assim, o seu lado profissional. Também terá conhecimentos históricos sobre a TV e sua evolução.
As empresas patrocinadoras terão oportunidade de mostrar o seu produto, participarão mais diretamente no recheio do programa, com a utilização de um produto em uso cotidiano entre os participantes, ou na elaboração de alguma publicidade. Pode também estar inserida na mostra dos melhores comerciais realizados pela equipe durante a semana
                 Os atores terão pouca privacidade; Terão toda estrutura de produção necessária para a realização das tarefas;
Este programa também possibilita um maior revezamento de técnicos e revelação de novos talentos nas profissões de roteiristas, escritores, cenógrafos, iluminadores, câmeras, assistentes, diretores, entre outras. Este item pode ser desenvolvido conforme a definição e estrutura do programa, bastante necessário para estimular profissionais e técnicos na preparação para o mercado de trabalho.

(trecho do livro O JOGO DAS ESTRELAS, Uma oficina de atores,  a ser lançado no período, com a realização de uma oficina para atores, totalmente estruturada pra atendê-los e tudo ficar mais bem mais fácil de mostrar a sua cara e o seu trabalho.)




OBJETIVO

Implantar uma Central de Arte e Artesanato no Rio de Janeiro, durante três meses, com uma realização através de parcerias, apoios e patrocínios, que possibilite aos artistas e artesões da cidade, um espaço físico estruturado e habilitado para confecção, exposição e comercialização de seus produtos. Este espaço visa contribuir para a uma maior qualificação de produtos a preços e condições adequadas, facilitando ao morador da cidade, ao visitante e ao turista um acesso prático e interativo com o artista quando da aquisição das peças e produtos.
Com o objetivo especifico de ampliar ainda mais a demanda atual de compor á de produtos artesanais por parte do consumidor em geral, aprimorando no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, um espaço de referência para o consumidor e para o produtor artesanal, visando aumentar a quantidade de feiras de artesanato, reordenando e regulamentando o uso de espaços públicos para a comercialização de produtos. O projeto pretende também transformar as oficinas de produção em atrativos turístico-culturais e fundamentar a participação expressiva da arte teatral, do artístico e do artesanato nos roteiros turísticos do Estado, no calendário de festas tradicionais e eventos culturais da cidade.

JUSTIFICATIVA

Além da diversidade e da criatividade que este país se compõe, em termos de expressão artística, é eleito um dos campeões em produção de artesanato, principalmente em nossa região nordeste, além de que com as aplicações das oficinas em outras cidades, expandindo a cultura. Isso representa renda e trabalho para milhares de famílias que sobrevivem e fortalecem o comércio com a produção de peças para venda local e exportação.

REALIZAÇÃO

O espaço terá um local amplo e oferecerá a artistas, atores, dançarinos, cantores, artesões e interessados em aprender uma habilidade artística, uma grande variedade de materiais e produtos, como também oficinas técnicas para melhor aprimoramento e desenvolvimento da capacidade criativa de cada participante. Todo o equipamento técnico e ferramentas, e também todo o material de consumo, virão de doações e apoios, levantados por uma equipe de produção. As turmas de alunos e equipes trabalharão com datas estipuladas para cada etapa de criação, produção, montagem e exposição. Essas etapas serão administradas pela equipe responsável e serão dirigidas conforme o rendimento de produção e avaliação técnica. Se o produto final for qualificado, a sua comercialização gerará rendimento para o artesão em 20% do seu custo bruto. A cada etapa o espaço de trabalho será adaptado e transformado conforme exigir cada modalidade de serviço.  

            Será criada uma equipe de trabalho, coordenada por diretor geral, assistente, diretor financeiro, secretário e outros mais necessários para desenvolvimento da estrutura mais detalhada. A partir daí começarão os preparativos para a divulgação da programação que acontecerá na seguinte forma:

            DIVULGAÇÃO DE OFICINAS DE ARTE,
            SELEÇÃO DE DIRETORES, PROFESSORES, TÉCNICOS,
SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE ELENCO,
FECHAMENTO DE CONTRATOS,
ENSAIOS, DIVULGAÇÕES, DEBATES, REUNIÕES, CONCURSOS
OFICINAS, ESTRÉIAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES DE PEÇAS E ESCULTURAS.
LANÇAMENTOS DE LIVROS COM ESPETÁCULO MONTADO
APRESENTAÇÕES DE ESPETÁCULOS INFANTIS,
JUVENIS E ADULTOS COM ENTRADA FRANCA,
MOSTRAGEM DE VÍDEOS, LANÇAMENTOS EM DVD DE SÉRIES E ESPETÁCULOS FEITOS PARA VÍDEOS. TIPO O ZIGG E ZOGG, O DONO DA VIDA, E PLURAIS DO ESPELHO, LIVROS LANÇADOS NA INTERNET 

Mais abaixo são sugestões que podem fazer parte das oficinas que serão realizadas no decorrer do período.

Exposição de máscaras, retiradas em moldes do corpo ou partes de pessoas comuns e famosas, criando várias formas e belezas, como também personagens.
Exposição de figurinos em real estado vestido no personagem que será usada a máscara do ator, com possíveis trocas de roupas e movimentos.

Oficina de Clown
Com Berto Matys

1 – Aquecimentos:

·        Passeio pelo espaço observando a respiração, sacode-se, pula, dança, brinca, corre,...
·        Observar o toque das coisas: chão, paredes, objetos;
·        Observar o outro: Sente a respiração do outro sem tocar, busca reproduzir aquela respiração, passa pra outro e vão até se firmar em outra respiração;

2 – Reprodução do que chegar a descobrir nas coisas externas.

3 – Picadeiro:

·        Entrada para apresentações: Quem é? O que está fazendo ali? Por que? E outras perguntas que farão durante a apresentação.
·        De onde venho, onde estou e pra onde vou?
·        Apresentações esquetes;
·        Vou me embora daqui;

RecCICLUS

                                                                                           

                               Oficina prática de idéias e técnicas criativas para construção e confecção de produtos artísticos e artesanais, desenvolvidos a partir de materiais recicláveis. Direcionada especialmente a escolas, grupos comunitários, artistas, artesãos, entidades e empresas voltadas ao desenvolvimento sócio-cultural, campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente, ONGs, entre outros.


RECCICLUS - É uma oficina de arte aberta, modelável e adaptável às programações e eventos, que oferece um vasto campo de modalidades artísticas composto de teatro, dança, música, literatura, artes plásticas e visuais para todas as idades. Pretende motivar e incentivar a grupos e comunidades no despertar da criatividade, a fim de aplicar no meio social, técnicas práticas de reciclagem com materiais que estão sem utilidade. Propõe exercícios criativos e motivacionais para o desenvolvimento em trabalhos manuais objetivando expansão e desenvoltura cultural nos participantes.

Esta oficina pode ser realizada em todas as cidades e estados, até mesmo fora do país, também oferece workshops gratuitos, a escolas, grupos e comunidades carentes através da venda de esculturas e obras de arte expostas no site: www.bertomatys.blogspot.com e ou apoios empresariais. São serviços filantrópicos voltados exclusivamente para o desenvolvimento e expansão da cultura e da arte na população, auxiliando na educação e desenvoltura social.

Para realizar uma RecCiclus é necessário um contato prévio com nossa produção para o estudo das condições técnicas e estruturais do evento, independente de local e número de participantes.

Informações:

 Berto Matys
(84)9921 7895
 Teatro A Berto

1 - Como você se coloca na posição de um personagem que executa na realidade da vida um personagem totalmente receptivo de emoções?

- Esse personagem sou eu mesmo, um pouco mais ousado no sentido de imitar uma energia, uma busca de realidades vivas.

2 – O que você faz no teatro?

- Faço qualquer coisa artisticamente, estou apenas começando, agora com a massa, o teatro, a escrita, o tecido, já fiz dança, mas acho que foi somente pra aprender as posturas pra modelar e estar em cena.

3 – O que muda na realidade de ser Berto Matys?

- Este nome chegou, quer dizer, ele foi chegando, muito interessante que comecei sempre com o Alberto Martins, que quando começou passou a ser Alberto Mãtti, depois ficou Alberto Matti e depois ficou Alberto Mattis, pois o til foi pra frente do i, e agora deu uma transformada para ficar esse personagem que é característica do artista que o executa, definitivamente se fixou como Berto Matys no artístico, e Alberto Martins no real da vida. Mas esse último aí é muito diferente de todos acima citados, esse ninguém dá nada, ficam só observando. Esse é muito tímido, ele controla muito tudo é teimoso, no seu íntimo.
- Ser o Berto Matys pra mim é como se eu mesmo me tivesse dado um grande prêmio, chegou tudo bem na hora do lançamento do meu livro, da estréia do meu espetáculo, enfim, ficou bem legal pra se vender e divulgar uma marca a Berto Matys vai abrir novos horizontes e vai crescer neste mundo.

4 – O que seria o Teatro Aberto?

- São experiências através de oficinas que se formam em cenas, revelando grandes artistas que acabam fazendo bons espetáculos. Também têm um pouco de improvisação com o público que está livre para contracenar, muito interessante que se descobre atores maravilhosos daí desse meio.

5 – Você poderia fazer uma experiência aqui com essa platéia?

- Sim claro, não sei se conseguirei facilmente, mas desde que estejam abertos para fazer, quem não quiser não precisam fazer nada, fiquem em seus lugares, basta ficar somente assistindo, eu percebo daqui quem entrar em concentração e junto comigo poderá realizar este trabalho. Podem continuar assistindo, e se digam no intimo se estão participando ou não... Respirem profundamente, encham todo o ar, mas é preciso que estejam cientes que estão participando o tempo inteiro, e quem não participar se concentre pra não participar, ok? Continue perguntando, enquanto isso vou fazendo aqui o trabalho.

6 – Não iremos atrapalhar enquanto faz o trabalho?

- Creio que fará perguntas que está relacionada e daqui a pouco ficará em silêncio naturalmente.

7 – Então vou ficar somente acompanhando, por enquanto.
Tudo bem também, fique à vontade.

- Bom então aqui eu vou falar um pouco como poderá acontecer aqui essa forma de trabalho, ninguém precisa fazer nada a não ser assistir, e se interiormente está participando, vai reagir minimamente até a ponto de que não passar pra os outros que está participando, lembre-se que é uma participação interna... É preciso que esteja o mais natural possível, mas se quiser, pode ir além também, por que não? São infinitas possibilidades  e entendimentos.  Vou soltar uma música, viagem como quiserem, fechem os olhos, abram a boca, sintam a respiração mais ofegante, enchendo-se todo de ar, seca tudo, enche de novo, olha a respiração e a música, alguém te pega, você não vê, nem sente toques, apenas é levado pelo impulso da música, se achar que não precisa sair do lugar não precisa sair, se achar que está se comunicando com alguém faça a comunicação na maior simplicidade, em comedido silêncio. Vamos deixar a pulsação fluir, começa a respirar cada vez mais forte e rápido, mas ainda controlando pra não ficar tonto, vai até o limite que pode e daí volta controlando lentamente, e fica tão lento que chega a parar sem ar dentro do corpo, observa a sensação e volta a respirar calmamente ouvindo a música, deixando os impulsos levarem, sinta-se entregue, comece a descobrir uma nova forma de respirar, vá acentuando ela comece a imaginar essa respiração do pulmão se expandindo pra outras partes do corpo que passam a se movimentar com aquela respiração a dançar e aí vão se expandindo até o primeiro grito, que pode ser de alegria ou tristeza. Viva o ser que está aí em você, o perceba a respiração dele, o tocar nas coisas, o pisar, observar as coisas e comece a criar uma história de vida pra ele, se possível, onde nasceu, como, quem são seus pais, avós, parentes e amigos e também o que faz da vida.
- Então estamos aqui diante de uma arena onde alguns são atores e outros são espectadores, continuem com a sua pesquisa que logo iremos começar a voltar para onde estávamos anteriormente, aqui na sala, voltemos, pois, isso é apenas uma pequena demonstração do que acontece na oficina, onde alguns seguem adiante se maquiando e vestindo seus figurinos, criando suas falas, seus tons de voz, aí mais para o final do exercício está formado um grande espetáculo, que dependendo dos atores, poderão até vender o espetáculo.

8 – Então, essa é a oficina de teatro aberto?

- É só mais um pouco de demonstração de como funciona um dos sentidos da oficina, a oficina é bem mais elaborada na realidade, com certeza.

9 – O senhor apresenta essa oficina em asilos também?

- Sim, com certeza, lá encontro muitos bons artistas, também lá no jardim de infância e nas escolas, faço trabalhos também com professores, que querem desenvolver novas técnicas de aulas com criatividades diversas e assim vai se desenvolvendo uma oficina bem dentro do que é pra ser inserido.


 Preciso de apoio! Por favor, me ajudem...

                                                 Estou urgentemente precisando de apoios  culturais para realizar alguns projetos, que já tenho prontinhos aqui, bem interessantes e inovadores, preciso de apoios empresariais agora, pois os pessoais já os tenho muito bem firmados, que me ajudam, são essas pessoas que encontro no dia a dia e nem sabem que história fazemos sobre o que estamos vendo, ou inventando...
                                                 É muito barra, eu sei, ser artista assim do nada, mesmo assim tenho investido muito nessa minha carreira, sou simplesmente vida e arte e aqui mesmo tenho que me apresentar, pra mostrar,... Poxa, vê aí se dá pra comprar uns livros, pode ser pra enviar pra algum grupo de pessoas e formar um elenco de leituras? Estou aberto a trabalhos nesse sentido, pois ainda estou no começo do começo, ainda não tenho patrocínio nenhum, tudo bem tenho que descobrir como ter, mas é muito, difícil. Primeiramente tenho que tocar as pessoas em todos os níveis sociais e espirituais.
                                                 Aqui, a partir de hoje, me abro às boas entradas da felicidade para todos que me ajudarem com o coração torcendo, pedindo os seus livros de teatro, com as leituras de textos. Podem pedir parcelado, em qualquer cartão de crédito... Gente! Vai lá,... Não é por que não tem? É mesmo por que não tem? Eu não acredito, por que isso comigo? O que eu te fiz? Vamos, me dê uma forcinha ai, me ajude a já estar tranqüilo pra chegar em Paris no final do ano. Compre, por favor, nem que seja uma senha que concorre a cinco esculturas, vamos vendam, mostrem aos amigos, parem de fingir que não estão me vendo, eu tenho arte e muita arte pra mostrar, pra ver também, quero compartilhar com todos neste momento de glória por já ter oito livros lançados este ano aqui na internet.  Por favor, preciso viajar tranqüilo, comprem qualquer peça, ou esculturas, a partir das fotos.
                                                 Agradeço aqui, muito mesmo, quero agradecer aos que acreditam nesta luta que faço com muito amor e dedicação, Quero agradecer acima de tudo a Deus, por me dar este dom de perceber as coisas com certo tom artístico. Aqui agradeço aos meus pais pela forma que me criaram, e me fizeram e permitiram ser como sou, agradeço aos meus irmãos, primo e amigos por me ajudarem com suas forças disponíveis no momento. O meu muito obrigado.
vejam o que podem fazer pra me dar uma força, vamos lá...

                                                 Agora poderemos ver e ser totalmente teleguiados em suas cenas mostrando as realidades de um artista, com suas lutas e agressões mentirosas que enfrenta ainda neste plano, vale de lágrimas.

Tem ainda e faltam incluir aqui muitas outras oficinas que desenvolvemos a partir da realização dessas aí apresentadas, de forma que também teremos espetáculos específicos de graça, com convites.
Que poderão ser vistas no livro que será lançado no período da realização do evento.

Oficina de art’s  style (vitrine em Cena)
Oficina de máscaras
Oficina de maquilagem
Oficina de roteiro
Oficina de cinema
Oficina de arte modelagem
Oficina de cenografia
Oficina de teatro
            Oficina de atuação para câmera




ORÇAMENTO
(03 meses)


- Montagem e lançamento do Feirart.com.....R$  38.300,00
- Montagem das Vitrines..............................R$   12.000,00
- Montagens realizações das oficinas de arte.R$   50.000,00
- Montagem das exposições........................R$   60.000,00
- Montagens e oficinas teatrais.....................R$   53.000,00
- Filmagens, grav. e produção de vídeos......R$   52.000,00
- Direção Geral...........................................R$   78.400,00
- Produção técnica.....................................R$   80.094,00
- Divulgação..............................................R$   11.000,00
- Impostos................................................R$   18.908,00

TOTAL ...................................................R$ 453.702,00