terça-feira, 11 de junho de 2013

A ARTE DO ATOR

Oficina de Teatro            com Berto Matys

Programa de atividades básicas e atualizadas voltadas a artistas em todas as áreas de teatro, que poderão expor seus trabalhos, trocar, vender e apenas expor. Vão estar especificamente mais voltadas ao teatro, que é a mais simples das artes no sentido de realização e contêm possibilidades infinitas de fazer vários personagens, inclusive à de fazer nós próprios, é onde poderemos realizar máscaras, maquilagens, adereços, figurinos, objetos de cena, cenários além do som e textos. Todos nós estamos o tempo inteiro atuando, contando histórias, mentiras, vivendo ilusões, infinitas coisas que desfilam para nós mesmos a fim de se ter uma boa direção. Então, a partir dessas possibilidades criaremos uma feira de artes e artesanatos, com teatro em todas as coisas justamente pra oferecer o bom atendimento aos outros artistas e também aos espectadores artistas. Serão apresentações de montagens, em datas comemorativas, encerramento de cursos, livros e eventos culturais, sequenciadas e assim o público percorre todos os espaços  pra assistir, consumir e participar diretamente do que está sendo mostrado. Não será permitido em nenhuma instância o uso de bebidas, drogas e outros meios que alterem as consciências artísticas. Tudo pela pureza do espaço onde estamos e pretendemos apresentar as nossas mostras.
São livrarias, lojas de figurinos, maquilagens, artesanato, cenários, filmagens, com apresentações e lançamentos de livros, são apresentações de teatro de sombras, bonecos, fantoches, máscaras, mamulengos, teatro, luzes, etc.
OBJETIVO
Implantar uma Central de Arte e Artesanato durante três meses ou período maior com realização através de parcerias, apoios e patrocínios, que possibilite aos artistas atores e artesões da cidade, um espaço físico estruturado e habilitado para confecção, exposição e comercialização de seus produtos. Este espaço visa contribuir para a uma maior qualificação de produtos a preços e condições adequadas, facilitando ao morador da cidade, ao visitante e ao turista um acesso prático e interativo com o artista quando da aquisição das peças e produtos.
Com o objetivo especifico de ampliar ainda mais a demanda atual de compor produtos artesanais no intuito de satisfazer o consumidor em geral, um espaço de referência para o para o produtor artesanal e artistas plásticos que fazem teatro, visando aumentar a quantidade de feiras de artesanato, reordenando e regulamentando o uso de espaços públicos para a comercialização de produtos. O projeto pretende também transformar as oficinas de produção em atrativos turístico-culturais e fundamentar a participação expressiva da arte teatral, do artístico e do artesanato nos roteiros turísticos do Estado, no calendário de festas tradicionais e eventos culturais da cidade.
JUSTIFICATIVA
Além da diversidade e da criatividade que este país se compõe, em termos de expressão artística, é eleito um dos campeões em produção de artesanato, principalmente em nossa região nordeste, além de que com as aplicações das oficinas em outras cidades, expandindo a cultura. Isso representa renda e trabalho para milhares de famílias que sobrevivem e fortalecem o comércio com a produção de peças para venda local e exportação.
REALIZAÇÃO
O espaço terá um local amplo e oferecerá a artistas, atores, dançarinos, cantores, artesões e interessados em aprender uma habilidade artística, uma grande variedade de materiais e produtos, como também oficinas técnicas para melhor aprimoramento e desenvolvimento da capacidade criativa de cada participante. Todo o equipamento técnico e ferramentas, e também todo o material de consumo, virão de doações e apoios, levantados por uma equipe de produção. As turmas de alunos e equipes trabalharão com datas estipuladas para cada etapa de criação, produção, montagem e exposição. Essas etapas serão administradas por uma equipe responsável criada e dirigida pela criação do projeto e serão orientadas conforme o rendimento de produção e avaliação técnica. Se o produto final for qualificado, a sua comercialização gerará rendimento para o artesão em 20% do seu custo bruto. A cada etapa o espaço de trabalho será adaptado e transformado conforme exigir cada modalidade de serviço.
            Será criada uma equipe de trabalho, coordenada por diretor geral, assistente, diretor financeiro, secretário e outros mais necessários para desenvolvimento da estrutura mais detalhada. A partir daí começarão os preparativos para a divulgação da programação que acontecerá na seguinte forma:
          DIVULGAÇÃO DE OFICINAS DE ARTE,
     SELEÇÃO DE DIRETORES, PROFESSORES, TÉCNICOS,
           SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE ELENCO,
           FECHAMENTO DE CONTRATOS,
  ENSAIOS, DIVULGAÇÕES, DEBATES, REUNIÕES, CONCURSOS
          OFICINAS, ESTRÉIAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES DE PEÇAS E ESCULTURAS.
   LANÇAMENTOS DE LIVROS COM ESPETÁCULO MONTADO
    APRESENTAÇÕES DE ESPETÁCULOS INFANTIS, JUVENIS E ADULTOS COM ENTRADA FRANCA PARA TODOS OS PÚBLICOS, MOSTRAGEM DE VÍDEOS, LANÇAMENTOS EM DVDs DE SÉRIES E ESPETÁCULOS FEITOS PARA VÍDEOS.
Mais abaixo são sugestões que podem fazer parte das oficinas que serão realizadas no decorrer do período.
Exposição de máscaras, retiradas em moldes do corpo ou partes de pessoas comuns e famosas, criando várias formas e belezas, como também personagens.
Exposição de figurinos em real estado vestido no personagem que será usada a máscara do ator, com possíveis trocas de roupas e movimentos.
Oficina de Clown com Berto Matys
1 – Aquecimentos:
·        Passeio pelo espaço observando a respiração, sacode-se, pula, dança, brinca, corre,...
·        Observar o toque das coisas: chão, paredes, objetos;
·        Observar o outro: Sente a respiração do outro sem tocar, busca reproduzir aquela respiração, passa pra outro e vão até se firmar em outra respiração;
2 – Reprodução do que chegar a descobrir nas coisas externas.
3 – Picadeiro:
·        Entrada para apresentações:
Quem é?
O que está fazendo ali?  De onde venho, onde estou e pra onde vou?
Por que?
Como?
Quando?    Vou me embora daqui.
E outras perguntas que farão durante a apresentação.
·        Apresentações esquetes;                                                                                          
                             
 Oficina prática de teatro com ideias e técnicas criativas para construção e confecção de produtos artísticos e artesanais, desenvolvidos a partir de materiais recicláveis. Direcionada especialmente a escolas, grupos comunitários, artistas, artesãos, entidades e empresas voltadas ao desenvolvimento sociocultural, campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente, ONGs, entre outros.
RECCICLUS - É uma oficina de arte aberta, modelável e adaptável às programações e eventos, que oferece um vasto campo de modalidades artísticas composto de teatro, dança e música, literatura, artes plásticas e visuais para todas as idades. Pretende motivar e incentivar a grupos e comunidades no despertar da criatividade, a fim de aplicar no meio social, técnicas práticas de reciclagem com materiais que estão sem utilidade. Propõe exercícios criativos e motivacionais para o desenvolvimento em trabalhos manuais objetivando expansão e desenvoltura cultural nos participantes.
Esta oficina pode ser realizada em todas as cidades e estados, até mesmo fora do país, também oferece workshops gratuitos, a escolas, grupos e comunidades carentes através da venda de esculturas e obras de arte expostas no site: www.bertomatys.blogspot.com e ou apoios empresariais. São serviços filantrópicos voltados exclusivamente para o desenvolvimento e expansão da cultura e da arte na população, auxiliando na educação e desenvoltura social.
Para realizar uma RecCiclus é necessário um contato prévio com nossa produção para o estudo das condições técnicas e estruturais do evento, independente de local e número de participantes.
Teatro A Berto
1 - Como você se coloca na posição de um personagem que executa na realidade da vida um personagem totalmente receptivo de emoções?
- Esse personagem sou eu mesmo, um pouco mais ousado no sentido de imitar uma energia, uma busca de realidades vivas.
2 – O que você faz no teatro?
- Faço qualquer coisa artisticamente, estou apenas começando, agora com a massa, o teatro, a escrita, o tecido, já fiz dança, mas acho que foi somente pra aprender as posturas pra modelar e estar em cena.
3 – O que muda na realidade de ser Berto Matys?
- Este nome chegou, quer dizer, ele foi chegando, muito interessante que comecei sempre com o Alberto Martins, que quando começou passou a ser Alberto Mãtti, depois ficou Alberto Matti e depois ficou Alberto Mattis, pois o til foi pra frente do i, e agora deu uma transformada para ficar esse personagem que é característica do artista que o executa, definitivamente se fixou como Berto Matys no artístico, e Alberto Martins no real da vida. Mas esse último aí é muito diferente de todos acima citados, esse ninguém dá nada, ficam só observando. Esse é muito tímido, ele controla muito tudo é teimoso, no seu íntimo.
- Ser o Berto Matys pra mim é como se eu mesmo me tivesse dado um grande prêmio, chegou tudo bem na hora do lançamento do meu livro, da estreia do meu espetáculo, enfim, ficou bem legal pra se vender e divulgar uma marca a Berto Matys vai abrir novos horizontes e vai crescer neste mundo.
4 – O que seria o Teatro Aberto?
- São experiências através de oficinas que se formam em cenas, revelando grandes artistas que acabam fazendo bons espetáculos. Também têm um pouco de improvisação com o público que está livre para contracenar, muito interessante que se descobre atores maravilhosos daí desse meio. É aberto por simplesmente não haver regras específicas para a realização da cena somente um ator com suas pesquisas vai mostrando suas habilidades onde se pode fazer a cena.
5 – Você poderia fazer uma experiência aqui com essa plateia?
- Sim claro, não sei se conseguirei facilmente, mas desde que estejam abertos para fazer, quem não quiser não precisam fazer nada, fiquem em seus lugares, basta ficar somente assistindo, eu percebo daqui quem entrar em concentração e junto comigo poderá realizar este trabalho. Podem continuar assistindo, e se digam no intimo se estão participando ou não... Respirem profundamente, encham todo o ar, mas é preciso que estejam cientes que estão participando o tempo inteiro, e quem não participar se concentre pra não participar, ok? Continue perguntando, enquanto isso vou fazendo aqui o trabalho.
6 – Não iremos atrapalhar enquanto faz o trabalho?
- Creio que fará perguntas que está relacionada e daqui a pouco ficará em silêncio naturalmente.
7 – Então vou ficar somente acompanhando, por enquanto.
-Tudo bem também, fique à vontade.
- Bom então aqui eu vou falar um pouco como poderá acontecer aqui essa forma de trabalho, ninguém precisa fazer nada a não ser assistir, e se interiormente está participando, vai reagir minimamente até a ponto de que não passar pra os outros que está participando, lembre-se que é uma participação interna... É preciso que esteja o mais natural possível, mas se quiser, pode ir além também, por que não? São infinitas possibilidades e entendimentos...  Vou soltar uma música, podem viajar como quiserem, fechem os olhos, abram a boca, sintam a respiração mais ofegante, enchendo-se todo de ar, seca tudo, enche de novo, olha a respiração e a música, alguém te pega, você não vê, nem sente toques, apenas é levado pelo impulso da música, se achar que não precisa sair do lugar não precisa sair, se achar que está se comunicando com alguém faça a comunicação na maior simplicidade, em comedido silêncio. Vamos deixar a pulsação fluir, começa a respirar cada vez mais forte e rápido, mas ainda controlando pra não ficar tonto, vai até o limite que pode e daí volta controlando lentamente, e fica tão lento que chega a parar sem ar dentro do corpo, observa a sensação e volta a respirar calmamente ouvindo a música, deixando os impulsos levarem, sinta-se entregue, comece a descobrir uma nova forma de respirar, vá acentuando ela comece a imaginar essa respiração do pulmão se expandindo pra outras partes do corpo que passam a se movimentar com aquela respiração a dançar e aí vão se expandindo até o primeiro grito, que pode ser de alegria ou tristeza. Viva o ser que está aí em você, o perceba a respiração dele, o tocar nas coisas, o pisar, observar as coisas e comece a criar uma história de vida pra ele, se possível, onde nasceu, como, quem são seus pais, avós, parentes e amigos e também o que faz da vida.
- Então estamos aqui diante de uma arena onde alguns são atores e outros são espectadores, continuem com a sua pesquisa que logo iremos começar a voltar para onde estávamos anteriormente, aqui na sala, voltemos, pois, isso é apenas uma pequena demonstração do que acontece na oficina, onde alguns seguem adiante se maquiando e vestindo seus figurinos, criando suas falas, seus tons de voz, aí mais para o final do exercício está formado um grande espetáculo, que dependendo dos atores, poderão até vender o espetáculo.
8 – Então, essa é a oficina de teatro aberto?
- É só mais um pouco de demonstração de como funciona um dos sentidos da oficina, a oficina é bem mais elaborada na realidade, com certeza.
9 – O senhor apresenta essa oficina em asilos também?
- Sim, com certeza, lá encontro muitos bons artistas, também lá no jardim de infância e nas escolas, faço trabalhos também com professores, que querem desenvolver novas técnicas de aulas com criatividades diversas e assim vai se desenvolvendo uma oficina bem dentro do que é pra ser inserido no cotidiano deles.
    
 Arte do Ator é uma oficina técnica de teatro onde o artista pode exercitar a consciência, tornando-a muito mais ativa e pronta para a realização de sua obra.                  
Tem por objetivo despertar e preparar o ator, através de técnicas de respiração e concentração. Dentro das modalidades básicas do teatro é inserida técnicas de Artes Plásticas com modelagens com massa, para confecção de máscaras, figurinos, adereços e maquilagens.
Consiste do roteiro:
EU E O ESPAÇO – consciência do espaço que cerca com tudo contido nele.
ARRUMANDO A CASA – aquecimento, consciência da sensibilidade, da respiração, e habilidade física.
QUEM EU SOU? – exercícios de expressão onde o ator, através das possibilidades de expressão, transmite impulsos da imaginação criativa.
QUE HISTÓRIA? – grupos criarão um enredo dentro de uma esquete, com começo, meio e fim.
TRANSFORMAÇÃO – caracterização da personagem, consciência do externo,atmosfera, adereços e figurinos.
A ESTRÉIA – o dia da apresentação. Todas as equipes apresentarão as esquetes com acabamento.
PARA MELHOR APLICAÇÃO DA OFICINA, ESTE ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO CONFORME ADAPTAÇÃO E FLEXIBILIDADE DOS EVENTOS, COMO TAMBÉM À DURAÇÃO DA REALIZAÇÃO E DESENVOLTURA DE CADA TURMA.
MATERIAL:
BIOMBOS
FIGURINOS
ADEREÇOS
CUBOS
CADEIRAS
MAQUILAGEM
ORÇAMENTO:
HORA AULA: R$ 15,00 por pessoa. (quorum mínimo de 30)
Faixa etária: 8 a 80 anos - 02 horas, dois dias na semana, duração 3 meses com montagem
O material solicitado não é necessário na realização da oficina, apenas ilustram melhor cada trabalho, portanto, estes itens poderão ser adquiridos conforme determinação da produção geral do evento.
DESPESAS DE TRANSPORTE (a combinar)
ASSISTENTE: R$ 35,00 (hora)
KIT MAQUILAGEM: R$ 80,00 (para cada 5 pessoas)
Montagem e lançamento geral do projeto... R$ 38.300,00

Informações:
 Berto Matys
(84)9921 7895
www.bertomatys.blogspot.com

bertomatys@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário